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1 - Prefácio Português. André Luiz de Castro Leal, Marília Guterres Ferreira, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite. Anais do - WTRANS13, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Recentes movimentos sociais registram uma forte tendência na necessidade de considerar explicitamente a informação aberta em sistemas que são de interesse do cidadão. Essa abertura no sentido de acesso à informação é um tema central no estudo do conceito de Transparência. A recente Lei de Acesso à Informação brasileira é um reflexo desse movimento e traz uma série de desafios para a evolução de sistemas que precisam lidar com informação aberta. Esses desafios estão presentes em diversas áreas de interesse de pesquisa, com forte impacto na construção de sistemas que venham a lidar com essa nova demanda. Dados abertos, usabilidade orientada ao cidadão, acessibilidade, apresentação de informação, proveniência da informação e confiança na informação são algumas das novas necessidades que os sistemas terão que atender. Discuti-los num contexto de software, que apoiarão os referidos sistemas, é importante para que se possa ter uma visão interdisciplinar para um desafio de tal magnitude. O desafio aplica-se tanto no uso de sistemas para prover transparência, como na própria arquitetura dos sistemas que devem ser transparentes. O objetivo desse workshop é procurar agregar diferentes pesquisadores com interesse tanto em Ciência da Computação, como em outras áreas, no sentido de discutir como tratar os referidos desafios, para nortear a criação de tecnologias que deem efetivo apoio na evolução de sistemas na direção da transparência.

WTRANS13Downloads: 68 Citado por: 0

2 - Transparência de Sistemas: oportunidades para pesquisa interdisciplinar. Prof. Dr. José Carlos Vaz, . Anais do - WTRANS13, pp . [pdf] [scholar]

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WTRANS13Downloads: 17 Citado por: 0

3 - Implementação da Lei de Acesso à Informação: Avanços e Desafios. Joara Marchezini , (Artigo 19). Anais do - WTRANS13, pp . [pdf] [scholar]

Abstract:

WTRANS13Downloads: 68 Citado por: 0

4 - Relações de Interseção entre Transparência e o MPS.BR. Henrique do Prado Sousa, André Luiz de Castro Leal, Marília Guterres Ferreira, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite, Arndt von Staa. Anais do - WTRANS13, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: O modelo MPS.BR sugere uma série de práticas para dar suporte à melhoria da qualidade do processo de software. Por outro lado, atualmente existe uma forte tendência para questões de Transparência relacionadas ao processo organizacional, informação e software. Ao avaliar processos elaborados para atender as exigências dos níveis de MPS.BR são identificadas características de Transparência. Desta forma, há um entendimento de que implantar o MPS.BR contribui para a Transparência, e vice-versa. Portanto, é relevante identificar um relacionamento bidirecional que pode potencializar o processo de alinhamento entre as abordagens. O objetivo deste artigo é abrir uma discussão sobre as principais convergências dos processos dos níveis do modelo MPS.BR com Transparência.

WTRANS13Downloads: 86 Citado por: 0

5 - Processo de Avaliação da Transparência Organizacional. Kizzy Macedo Benjamin, Claudia Cappelli, Gleison Santos. Anais do - WTRANS13, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Transparência organizacional consiste em dar acesso, uso, qualidade, entendimento e permitir a auditabilidade de processos e informações. O modelo de Maturidade em Transparência Organizacional é o instrumento que permite a organização estabelecer as práticas para implantação deste conceito. Como todo modelo de maturidade, este modelo tem atrelado a ele o modelo de Avaliação em Transparência Organizacional, que permite verificar o estado de cada uma destas práticas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os processos necessários à realização desta avaliação.

WTRANS13Downloads: 97 Citado por: 0

6 - Requisitos para construção de um padrão publicação da execução de orçamento público no Brasil. Marcelo T. Santana, Gisele S. Craveiro. Anais do - WTRANS13, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: O Brasil tem um quadro legal que impõe a todas entidades governamentais a publicação de dados detalhados da execução do orçamento em tempo real na Web. Conforme um diagnóstico encontrado na literatura, a grande maioria dos portais de transparência não atende o nível mínimo de qualidade da informação prevista no arcabouço legal, o que leva a uma situação de opacidade das contas públicas. Este artigo apresenta requisitos a ser considerados numa proposta de padronização de publicação de dados da execução orçamentária no Brasil e aponta alguns caminhos

WTRANS13Downloads: 71 Citado por: 0

7 - Transparência das Contas Públicas e Controle Social via Portal do Cidadão - um estudo de caso . Lislaine Krupek Braz de Oliveira, Cristiano Maciel. Anais do - WTRANS13, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: A transparência pública é evidenciada pela publicidade dos atos praticados na Administração Pública, objetivando o controle social e a participação dos cidadãos nos atos do poder público. Neste sentido, esta pesquisa tem como foco principal analisar a participação popular nas contas públicas, por meio dos demonstrativos disponibilizados para os cidadãos via Portal do Cidadão pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Para tal, o trabalho abrange uma revisão bibliográfica de referenciais e legislações nesta área; a aplicação de questionários aos cidadãos e de entrevistas a gestores; e análise qualitativa dos dados com uso do método de triangulação, confrontando opiniões dos sujeitos envolvidos na pesquisa. A análise dos dados revela importantes elementos parao desenvolvimento de sistemas nessa área.

WTRANS13Downloads: 155 Citado por: 1

8 - Construção do Modelo de Maturidade em Transparência Organizacional. Claudia Cappelli, Priscila Engiel, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite, Vanessa Nunes, Asterio Tanaka, Renata Mendes de Araujo, Gleison Santos, Kizzy Benjamim, Miriam Moraes. Anais do - WTRANS13, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Organizational transparency consists in giving access, use, quality, understanding, and allow auditability of processes and information. To be used in practice, this concept needs methods that allow establishing it efficiently and systematically in organizations. This paper describes the transparency maturity model being built, as well as the creation process, what were the theoretical bases and which steps and activities were already undertaken.

WTRANS13Downloads: 142 Citado por: 1

9 - Desafios da Transparência no Contexto da Terceirização do Desenvolvimento de Software no Setor Público. Fabíola Ferreira de Macedo, Patrícia Vilain. Anais do - WTRANS13, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: A transparência tem sido amplamente discutida nas sociedades atuais e com isso enfatizada também nas organizações públicas. O aumento da atenção sobre as questões de transparência nos governos originaram a proposição de novas leis, a exemplo da Lei de Acesso à Informação (LAI), que define um importante marco regulatório em direção à transparência pública. A LAI gerou às instituições governamentais a necessidade de estabelecer mecanismos que demonstrem a transparência de suas informações e seus processos. Este artigo aborda alguns desafios da transparência no contexto da terceirização do desenvolvimento de software no setor público. Ele apresenta ações a serem realizadas pelas empresas públicas contratantes, ainda na fase de levantamento de requisitos, a fim de apoiar a definição dos requisitos de transparência desejados pela instituição, e a incluí-los nos contratos licitatórios. Estas ações auxiliam, também, na validação dos requisitos e no acompanhamento da evolução do processo de desenvolvimento de software terceirizado.

WTRANS13Downloads: 91 Citado por: 0

10 - Ações de Transparência no Processo de Desenvolvimento de Software no Setor Público. Fabíola Ferreira de Macedo, Patrícia Vilain. Anais do - WTRANS13, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Impulsionadas pela sociedade e por legislações mais rigorosas, cada vez mais as organizações públicas necessitam demonstrar transparência. Após a promulgação da Lei de Acesso à Informação (LAI), que regulamenta a transparência pública, o desafio está na aplicação desta lei nos processos e informações dos órgãos governamentais, incluindo o processo de desenvolvimento de software. Para isso, são necessários esforços em resolver questões de como cada software irá lidar com os requisitos de transparência ao longo do seu processo de desenvolvimento. Este artigo apresenta como órgãos públicos, que terceirizam algumas etapas do desenvolvimento de software, podem realizar ações de transparência durante o processo de desenvolvimento de software apoiando a implementação de requisitos de transparência.

WTRANS13Downloads: 253 Citado por: 0

11 - Transparência em Sistemas Multiagentes. Caique Peixoto, Maurcio Serrano e Milene Serrano. Anais do - WTRANS13, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: A proposta desse artigo consiste em aplicar o conceito de transparência na interação entre agentes de software, os quais simulam, em contextos do cotidiano, a socialização entre indivduos. O intuito e proporcionar maior auditabilidade, con abilidade, clareza, rastreabilidade, dentre outros criterios de qualidade, principalmente, a comunicação entre os agentes. Varios estudos de caso, orientados ao paradigma de sistemas multiagentes, foram desenvolvidos para identi car situações recorrentes nas interações entre os agentes. Dada a intrnseca autonomia, mobilidade, exibilidade, dentre outros aspectos autonômicos dos agentes de software, percebeu-se, a necessidade de manter, por exemplo, o rastro (i.e log) das decisões, negociações, colaborações e demais ações desempenhadas pelos agentes. No intuito de evoluir nesse sentido, foi eleito um estudo de caso, o qual foi re nado com o desenvolvimento de um agente estratégico na comunidade multiagentes. Diante dos resultados obtidos com a pesquisa experimental, os quais s~ao relatados nesse artigo, observa-se maior rastreabilidade, auditabilidade, clareza, e transparência na interação entre os agentes. Além disso, a proposta e dirigida a reutilização de software e a noção de retroalimentação.

WTRANS13Downloads: 44 Citado por: 0

12 - Desafios para a Governança Eletrônica e Dados Governamentais Abertos em Governos Locais. José Carlos Vaz, Manuella Maia Ribeiro, Ricardo Matheus. Anais do - WTRANS13, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Este texto apresenta os objetivos e principais conclusões alcançadas até o momento na pesquisa "Desafios para a Governança Eletrônica e Dados Governamentais Abertos em Governos Locais". A pesquisa fundamenta-se na articulação entre as aplicações da tecnologia e a promoção de direitos de cidadania associados à sua utilização para a governança eletrônica. Iniciou-se em 2008, identificando experiências de uso da TI para promoção da transparência em governos locais brasileiros e latino-americanos. A partir de 2010, a pesquisa orientou-se para a temática dos dados governamentais abertos, levantando as experiências emergentes nos governos no Brasil. A partir de 2013, a pesquisa aprofundou o estudo das experiências de governos locais, desta vez sob uma abordagem comparativa em governos locais do Cone Sul, documentando e comparando as experiências de São Paulo, Montevidéu e Buenos Aires. Enquanto, na etapa anterior, a pesquisa focou as potencialidades e as decisões sobre abertura de dados, nesta fase corrente já foi possível identificar elementos concretos do processo de implementação, obtendo avaliaçòes mais aprofundadas sobre os desafios, dificuldades e novos potenciais de uso dos dados governamentais abertos, a partir da incorporação de novos atores e novas práticas de trabalho na implementação das experiências. Futuramente, a pesquisa deverá expandir o número de casos estudados para governos locais de outros países da América Latina e também deverá aprofundar os requisitos e atributos dos processos de abertura de dados governamentais, tanto do ponto de vista técnico quanto organizacional e institucional. A metodologia do trabalho combina pesquisa exploratória e estudos de caso em profundidade, através de inspeção estruturada de websites e levantamento e análise de experiências de referência.

WTRANS13Downloads: 228 Citado por: 6

13 - O Processo de Construção de Léxico Ampliado da Linguagem para a Transparência . Priscila Engiel, Marília Guterres Ferreira, Antonio Lutfi, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite. Anais do - WTRANS13, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Atualmente existe uma grande demanda para que empresas, principalmente públicas, disponibilizem determinadas informações, ou seja, tornemse transparentes para a sociedade. Este trabalho apresenta um processo de criação de um Léxico Ampliado da Linguagem (LAL) sobre Transparência, Este Léxico foi modelado a partir da discussão de dois livros de autores com perfis distintos, um com características sócio históricas e outro com a preocupação mais voltada ao governo e à legislação. A partir deste LAL pretende-se elaborar uma ontologia sobre Transparência.

WTRANS13Downloads: 78 Citado por: 0

14 - Transparência e Testabilidade para a Geração Automatizada de Casos de Teste de Software . Edgar Sarmiento Calisaya, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite. Anais do - WTRANS13, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Transparência de Software é um conceito relacionado à disponibilidade de informação; e, o software é considerado transparente quando suas operações são visíveis e se tem acesso ao processo que ogerou. Durante o processo de construção do grafo de interdependências de transparência, percebeu-se que os requisitos não funcionais relacionados à transparência também estavam relacionadas à Testabilidade; ou seja, transparência e testabilidade têm contribuições positivas. Testabilidade é uma característica de software que expõe o grau em que um artefato de software facilita o processo de testes. Este trabalho descreve os relacionamentos entre a testabilidade e a transparência: como a testabilidade melhora a transparência, e como a transparência facilita a testabilidade. A testabilidade e a transparência podem facilitar à automação de testes, e este trabalho propõe uma abordagem automatizada para a geração de casos de teste a partir de descrições de requisitos. O entendimento e a transparência dos requisitos possibilitam a construção de software mais transparente; as linguagens de Cenário e Léxico serão usadas para representar as descrições de requisitos.

WTRANS13Downloads: 40 Citado por: 0

15 - Incorporando Transparência na Pedagogia através do Uso de Jogos para Ensino. Elizabeth Suescún Monsalve, Vera Maria B. Werneck, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite. Anais do - WTRANS13, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Na sociedade em constante transformação, a educação é quem facilita a adaptação do ser humano ao mundo, sendo a pedagogia a responsável em criar uma educação mais eficaz. Neste contexto, se olharmos o passado a pedagogia era fundamentalmente voltada para uma relação professor-aluno e menos numa sinergia aluno-professor, ou seja, o papel do estudante era menos ativo. Novas propostas pedagógicas incluem o olhar a pedagogia com o foco da transparência, informação revelada. Pedagogia com transparência oferece um equilíbrio entre professor e aluno. E faz com que este último participe mais e seja ciente sobre processos e conteúdos educativos. Nesse contexto, jogos surgem como uma alternativa de ensino em que existe mais participação do aluno. Nosso trabalho pretende explorar as noções de transparência pedagógica.

WTRANS13Downloads: 95 Citado por: 2

16 - Using Transparency Models to evaluate Open Data Systems: a case study using a Mexican Open Data Platform. Hugo Estrada, Blanca Vazquez, Karen Najera. Anais do - WTRANS13, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Actualmente, la transparencia es un tema demandado por la sociedad principalmente en el ámbito político. En este sentido, muchos organismos gubernamentales han buscado transparentar su información mediante el uso de plataformas de software que exponen públicamente sus datos. El uso de éstas plataformas se ha generalizado en muchos países, y es posible evaluar el nivel de apertura de los datos que publican. Sin embargo, no es posible determinar su nivel de transparencia como sistemas de software. En este artículo, proponemos el uso de modelos de transparencia desarrollados por expertos para evaluar cualitativamente el nivel de transparencia de una plataforma de Datos Abiertos desarrollada en México. Como caso de estudio presentamos los resultados previos de ésta evaluación los cuales comprenden el nivel de transparencia de la plataforma como sistema de software así como el nivel de transparencia de la información que publica.

WTRANS13Downloads: 48 Citado por: 0

17 - Transparência em Experimentos Científicos Apoiados Em Proveniência: Uma Perspectiva para Workflows Científicos Transparentes. André Luiz de Castro Leal, Sergio Manuel Serra da Cruz. Anais do - WTRANS14, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: This work applies the GIS Transparency in the field of science in silico-based scientific workflows (WFC) experiments. The demand of the application is embedded in the context of human relationship, since workflows are the result of a social construction, with different participants and their expectations, which means that scientific information and processes need to be transparent so they can leverage the features of the social context. For this, it is suggested in this paper a SIG of Transparency adherent to the context of WFC for scientific in silico with the expansion of softgoal traceability from the decomposition characteristics of Provenance.

WTRANS14Downloads: 401 Citado por: 0

18 - Guia de Avaliação em Transparência Organizacional . Kizzy Macedo Benjamin, Claudia Cappelli, Gleison Santos. Anais do - WTRANS14, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: To verify the organization maturity level in relation to Organizational Transparency implementation, an Organizational Transparency Maturity Assessment Method was built. This method, described in the Organizational Transparency Assessment Guide, consists of evaluation process, scoring rules and tools to support the assessment. The objective of this paper is to describe the Organizational Transparency Assessment Guide.

WTRANS14Downloads: 300 Citado por: 0

19 - Formalização do Catálogo de Características de Entendimento de Modelos de Processo de Prestação de Serviços Públicos Inseridos na Carta de Serviços. Cristiane Iglesias, Claudia Cappelli, Renata Araujo. Anais do - WTRANS14, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: The inclusion of process models in the Services Letter can contribute to a better understanding of the Letter by citizens. The catalog of characteristics for understandability enables the transformation of process models into more intelligible ones. This paper presents the evolution of this catalog to meet the requirements of the Services Letter Development Guide and Decree 6932, besides its formalization through a Softgoal Interdependency Graph (SIG) and the Goal-Question-Operationalization (GQO) method.

WTRANS14Downloads: 488 Citado por: 0

20 - Confirmando a Demanda por Transparência: Um Estudo Inicial sobre um Sistema de Avaliação de Projetos de Lei . Priscila Engiel, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite, Claudia Cappelli. Anais do - WTRANS14, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: This work examines a set of law proposals, in a given time frame, to check how laws classified as implementation of target transparency are being received by the public. The site votenaweb, which publicizes Brazilian congress law proposals, also provides a simple feedback mechanism to users, which may vote on approval or disapproval of the proposals. Our results are limited to the information on votenaweb, but provides partial data that support the general interest on transparency.

WTRANS14Downloads: 288 Citado por: 3

21 - A Evolução do Modelo de Maturidade em Transparência Organizacional . Claudia Cappelli, Priscila Engiel, Julio Cesar Sampario do Prado Leite, Vanessa Nunes, Asterio Tanaka, Gleison Santos, Kizzy Benjamim. Anais do - WTRANS14, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: The concept of organizational transparency was built based on the relationship among other quality characteristics of organizational information (accessibility, usability, informative, understandability and auditability). From this conceptualization, an organizational transparency maturity model was designed. This model aims to guide an organization to implement transparency practices. The level 2 of this model already was built. For the subsequent levels, only their definitions were taken. This work aims to present the evolvement of this model since the publication of level 2

WTRANS14Downloads: 263 Citado por: 4

22 - Análise da Transparência de Software em Sites de Instituições de Ensino Superior. Fabio Bittencourt Forte, Patrícia Vilain, Fabíola Ferreira de Macedo. Anais do - WTRANS14, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: The importance of transparency of information has grown since manifestations in favor of the administrative information disclosure, both public and private, become frequent. The present work uses a checklist (checkTrans) in order to explore problems of information publicity in public institutions websites, trying to identify, inform and assist in correcting problems. The checkTrans is adapted to support the analysis of existing websites. We analyzed 9 websites of Brazilian universities and the results revealed that there are problems of transparency in all sites analyzed, indicating where corrective actions should be concentrated.

WTRANS14Downloads: 276 Citado por: 0

23 - Aumentando a Transparência no Software C&L - Lua. Edgar Sarmiento Calisaya, Eduardo Almentero, JulioCesar Sampaio do Prado Leite. Anais do - WTRANS14, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Software is transparent when the information processed is transparent and it informs about itself, how it does, what it does and why it does. The use of scenario and lexicon languages for modeling and specification of software requirements enable the construction of transparent software, because they make explicit: (1) the entities and the information processed by the system, (2) the operations that process this information, (3) the relationships between entities, information and operations, This work shows, how the C&L – Lua software enables the comprehension, the transparency and the evolution of software requirements in test cases of the different execution flows of the software.

WTRANS14Downloads: 348 Citado por: 0

24 - Abertura e Disponibilização de Dados Abertos Governamentais: Estudos de Caso. Andrés M. R. Martano, Gisele S. Craveiro. Anais do - WTRANS14, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: The opening of government data is still an underexplored process. This study aims to monitor and participate in one of these processes throughout their development, documenting it in detail and helping it to be built collaboratively with diverse groups of society. Finally, there will be an evaluation of results and possible impacts of the whole process. We intend to achieve this goal through interviews, public events and the development of an open source tool for data publishing according to the requirements raised with stakeholders.

WTRANS14Downloads: 585 Citado por: 3

25 - Criação de um repositório integrado de dados da execução orçamentária brasileira proveniente de diferentes fontes de dados em um modelo dimensional Data Warehouse. José R. Beluzo, Gisele S. Craveiro. Anais do - WTRANS14, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: This paper presents a proposal for data and schemes integration of public budget execution (revenues and expenses) in a Data Warehouse from the data available in portals transparency. The prototype integration proposal aims better information transparency of federal entities to better subsides researches on public policy, political science and also auditing and citizen participation in public policy in Brazil.

WTRANS14Downloads: 780 Citado por: 0

26 - Dados Governamentais Abertos e o ciclo virtuoso de uso de dados e informações públicas para o controle social, melhoria dos serviços públicos e desenvolvimento da economia: Estudo de Caso da Cidade do Rio de Janeiro. Ricardo Matheus, José Carlos Vaz, Manuella Maia Ribeiro. Anais do - WTRANS14, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: The use of Information and Communication Technologies (ICTs) for information transparency in Brazil is not something recent. However, it is possible to highlight several strategies have emerged to promote transparency of such information. This article aims to fill a gap observed in the literature regarding the use of data and information provided by governments and used by citizens and companies from the comparison with the specialized bibliography cycle. The methodology consists of a single case study, the city of Rio de Janeiro, with review of literature in the field of e-government and open data, followed by an exploratory study of the portals open data and open data policy municipality of Rio.

WTRANS14Downloads: 705 Citado por: 0

27 - Representando o Conceito de Transparência Através de um Léxico Ampliado da Linguagem. Priscila Engiel, Joanna Pivatelli, Roxana Portugal, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite. Anais do - WTRANS15, pp 6. [pdf] [scholar]

Abstract: Com a aprovação da Lei de Acesso à Informação (LAI) o cidadão passou a ter o direito constitucional de acesso à informação. Esta lei abrange a implementação da transparência pública através da criação de sítios específicos, impondo desafios interdisciplinares no seu desenvolvimento. Este trabalho utiliza um checklist para avaliar os sítios dos municípios do Estado do Rio de Janeiro no cumprimento da LAI. Os resultados proporcionaram uma visão da situação atual da transparência pública nos municípios fluminenses com mais de 100 mil habitantes, revelando problemas na implementação da LAI e apontando para a necessidade de um processo e práticas para apoiar as administrações municipais no cumprimento desta lei.

WTRANS15Downloads: 16 Citado por: 0

28 - Avaliação da aplicação da Lei de Acesso à Informação em municípios fluminenses. Rafael Machado, José Viterbo, Cláudia Cappelli, Daniela Trevisan, Cristiano Maciel. Anais do - WTRANS15, pp 6. [pdf] [scholar]

Abstract: Com a aprovação da Lei de Acesso à Informação (LAI) o cidadão passou a ter o direito constitucional de acesso à informação. Esta lei abrange a implementação da transparência pública através da criação de sítios específicos, impondo desafios interdisciplinares no seu desenvolvimento. Este trabalho utiliza um checklist para avaliar os sítios dos municípios do Estado do Rio de Janeiro no cumprimento da LAI. Os resultados proporcionaram uma visão da situação atual da transparência pública nos municípios fluminenses com mais de 100 mil habitantes, revelando problemas na implementação da LAI e apontando para a necessidade de um processo e práticas para apoiar as administrações municipais no cumprimento desta lei.

WTRANS15Downloads: 99 Citado por: 0

29 - Investigating Software Transparency: Preliminary Studies. Milene Serrano, Maurício Serrano. Anais do - WTRANS15, pp 6. [pdf] [scholar]

Abstract: The importance of Software Transparency has grown in last years in favor of the software information disclosure. This work applies the Software Transparency SIG, as a checklist, in the field of different use scenarios in order to conduct preliminary studies centered on Software Transparency. The demand of the investigation is embedded in the context of usability, accessibility, clarity and other issues that impact on Software Transparency concern. Games, accessibility based software and others were analyzed.

WTRANS15Downloads: 37 Citado por: 0

30 - A Transparência do GitHub para uso de Artefatos como fontes de informação na Engenharia de Requisitos. Roxana Lisette Quintanilla Portugal, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite. Anais do - WTRANS15, pp 6. [pdf] [scholar]

Abstract: Este artigo descreve os avanços da pesquisa que vem sendo realizada sobre os artefatos produzidos no ecossistema de desenvolvedores de software GitHub, com o intuito de reusar requisitos. Este repositório de projetos possui características de transparência, e vem sendo estudado principalmente por seus aspectos de colaboração por diversas abordagens. O objetivo de nosso trabalho é explorar aquilo que é insumo para um engenheiro de requisitos quando trabalhando na elicitação, ou seja, utilizar a técnica de leitura de documentos utilizando o GitHub como fonte de informação. Para alcançar esse objetivo estamos explorando diversas estratégias de mineração de dados.

WTRANS15Downloads: 18 Citado por: 0

31 - Transparência e entendimento de processos em uma universidade pública. Luiz Paulo da Silva , Flavia Santoro, Claudia Cappelli. Anais do - WTRANS15, pp 6. [pdf] [scholar]

Abstract: A aplicação do conceito de transparência em modelos de processos de negócios na esfera pública busca torná - los mais inteligíveis e educativos tanto para a própria organização quanto para os cidadãos em geral. Este trabalho apresenta os passos que foram seguidos para a adaptação de modelos dos processos, construídos com uso de uma notação técnica, em modelos mais inteligíveis. O estudo de caso foi realizado em uma Escola de uma Universidade pública no Brasil.

WTRANS15Downloads: 86 Citado por: 3

32 - Promoting Transparency in Government through FACIN:The Brazilian Government Enterprise ArchitectureFramework. Vanessa T. Nunes, Claudia Cappelli, Marcus Vinicius da Costa. Anais do - WTRANS16, pp 6. [pdf] [scholar]

Abstract: The growing demand for truth based on transparency has increased around the world. For this reason, transparency has been at the top of the public agenda in many aspects and public organizations have been evaluated in their ability to provide trustful knowledge and transparency on its operations, performance and results. We believe that an Enterprise Architecture (EA) initiative is a consistent way to enhance the support of the implementation of transparency in processes, information and applications. Therefore, we present how transparency is to be driven and implemented inside the initiative that has been conducted by the government in order to develop the Brazilian Government EA Framework (FACIN).

WTRANS16Downloads: 7 Citado por: 1

33 - Argumentação: Estudo Preliminar orientado à Transparência de Software. André Cruz Alves Cavalcante, Maurício Serrano, Milene Serrano. Anais do - WTRANS16, pp 6. [pdf] [scholar]

Abstract: This paper presents a preliminary study about Argumentation, based on Software Transparency concept. Among the obtained results, we can mention: a comparative study with the main available argumentation models, and a semi automatized support to deal with Argumentation, which development process was oriented by Software Transparency

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34 - Transparecendo os Problemas Vivenciados pelas Organizações Públicas na Mudança de Requisitos . Joanna Pivatelli, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite . Anais do - WTRANS16, pp 6. [pdf] [scholar]

Abstract: Dados abertos governamentais abrem um caminho para o interesse do cidadão em explorar novas informações. Diversos trabalhos relacionados a produção de novas visualizações e ferramentas de buscas com recortes de dados específicos estão sendo desenvolvidas no Brasil [Vaz et al, 2013] com a finalidade de que este cidadão possa realizar controle social, participar nas decisões governamentais ou apenas tentar ser ouvido apresentando suas soluções. Este trabalho tem como objetivo a criação de uma ferramenta web com o intuito de facilitar e propor novas formas de visualização e filtro dos dados disponibilizados pelos portais de transparência. Como escopo para prova de conceito foi utilizado os dados da execução orçamentária da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo

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35 - Transparência no processo eleitoral: Um caso de uma universidade pública. Luiz Paulo da Silva, Flávia Maria Santoro, Claudia Cappelli. Anais do - WTRANS16, pp 6. [pdf] [scholar]

Abstract: Elections, many times, are not events with total transparency of its data. As, for example, activities that compose it. Found and raised many problems in the DCE election at UNIRIO we propose, as a way to solve them, enable transparency of the election process through graphical modeling of it using a technical notation for business processes, BPMN.

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36 - LunetaGov: uma ferramenta web para novas formas de consulta de dados da execução orçamentária do Portal da Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo . Matheus Felipe Zanetti de Macedo, José Rodolfo Beluzo. Anais do - WTRANS16, pp 6. [pdf] [scholar]

Abstract: Dados abertos governamentais abrem um caminho para o interesse do cidadão em explorar novas informações. Diversos trabalhos relacionados a produção de novas visualizações e ferramentas de buscas com recortes de dados específicos estão sendo desenvolvidas no Brasil [Vaz et al, 2013] com a finalidade de que este cidadão possa realizar controle social, participar nas decisões governamentais ou apenas tentar ser ouvido apresentando suas soluções. Este trabalho tem como objetivo a criação de uma ferramenta web com o intuito de facilitar e propor novas formas de visualização e filtro dos dados disponibilizados pelos portais de transparência. Como escopo para prova de conceito foi utilizado os dados da execução orçamentária da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo

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37 - Descobrindo Projetos de Lei relacionados a Transparência. Priscila Engiel, Roxana Lisette Quintanilla Portugal, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite.. Anais do - WTRANS16, pp 5. [pdf] [scholar]

Abstract: Engiel et al., 2014 found the demand for transparency in VOTANAWEB site, which was done manually for projects in 2013. This article uses the same idea, however, proposes the use of text-mining techniques, thus covering 5011 bills published in the site. Thus, we identified 131 bills related to transparency, which were checked with regard to their endorsement by VOTANAWEB users.

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38 - Tornando a Legislação Transparente para o Engenheiro de Requisitos . Priscila Engiel, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite . Anais do - WTRANS16, pp 1. [pdf] [scholar]

Abstract: Leis e regularizações impactam o projeto de sistemas de informação, uma vez que estas podem introduzir novos requisitos e possíveis conflitos. Leis são volumosas, consistem em centenas de páginas de texto escritas em linguagem legal, sendo difícil para o engenheiro de requisitos o seu entendimento. Este trabalho propõe um processo que ajuda a tornar os requisitos regulatórios mais transparentes para o engenheiro de requisitos contribuindo para o desenvolvimento de um software em conformidade com a legislação

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39 - Uma Arquitetura para Linked Data para Armazenamento eDisponibilizacão de Dados de Saúde Pública. Romulo Eduardo Garcia Moraes, Flavia Cristina Bernardini1, José Viterbo Filho. Anais do - WTRANS16, pp 6. [pdf] [scholar]

Abstract: O principal ator no cenário de Cidades Inteligentes é o cidadão, para quem, no Brasil, os serviços públicos oferecidos são precários. Um dos caminhos para esse problema é a construcão de sistemas computacionais para facilitar a gestão das secretarias de saúde municipais, e oferecer aos cidadãos mecanismos para acesso à informacão. O SINAN é o mais importante sistema de vigilância epidemiológica do Ministério da Saúde no Brasil. Em muitos municípios brasileiros, os dados são coletados e submetidos ao Ministério da Saúde, não sendo utilizados para auxiliar a gestão municipal da saúde. Neste trabalho, propomos uma arquitetura para disponibilização de dados do SINAN no padrão Linked Data. Também, apresentamos uma ferramenta web que faz uso desses dados para visualizaçãao de diferentes agravos e notificações. Tal ferramenta pode permitir melhor análise desses dados.

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40 - Uso de técnicas de visualização no apoio à análise de dados urbanos para a melhoria da transparência pública. Leandro Miranda, José Viterbo, Flavia Bernardini, Cristiano Maciel, Raissa Barcellos, Daniela Trevisan. Anais do - WTRANS16, pp 6. [pdf] [scholar]

Abstract: Dados urbanos são disponibilizados gradativamente em grande volume. Diante disso, há a necessidade de ferramentas para exploração, análise e descoberta de novos conhecimentos sobre esses dados para os cidadãos de forma transparente. O objetivo deste trabalho é apresentar uma discussão sobre a importância de diferentes técnicas de visualizacões de dados urbanos,que permitem uma análise univariada, bivariada e multivariada. Para guiar nossa análise, conduzimos uma análise exploratória de um conjunto de dados socioeconômicos da cidade de Chicago, EUA. Podemos observar que as diferentes formas de visualização complementam o processo de análise dos dados

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41 - Transparência de Software Centrada na Análise de Sites. Luiz Paulo Carvalho, Claudia Cappelli, Flávia Maria Santoro. Anais do - WTRANS17, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Determinados sites possuem como função principal apresentar dados, processos e regras, atendendo às iniciativas públicas para conformidade da organização com a Lei de Acesso à Informação. Apesar disso, nem todos cumprem requisitos básicos de transparência, expondo muitas vezes os elementos requeridos sem as estruturas devidas de acesso, uso, qualidade, entendimento e auditabilidade. Este trabalho propõe uma avaliação de sites através de um questionário que permita avaliar se estes atendem às características da transparência através das operacionalizações definidas no Catálogo de Transparência de Software.

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42 - Análise de Plataforma de Participação Social: Participação do Cidadão e Organizações na Elaboração de Políticas Públicas. Vladimir Fagundes, Jonice de Oliveira Sampaio. Anais do - WTRANS17, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: A exigência por melhores serviços, transparência e participação na elaboração de políticas públicas, faz com que o Governo Brasileiro programe ações que aproximem o cidadão ao Estado. Uma das ações foi a construção do Participa.br, rede social que permite a interação do cidadão e políticas públicas. Porém, é imperativo conhecer as interações geradas por essa rede social. Neste contexto, este estudo elabora uma análise do Participa.br que viabiliza o reconhecimento dos elementos, relacionamentos e atores contidos na plataforma, com intuito de identificar organizações com alto grau de influências em políticas voltadas para Governo Eletrônico. As técnicas de análise de redes sociais permitiram identificar as relações entre consultas públicas e as sugestões que contribuíram para evolução das políticas.

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43 - Pesquisando sobre Transparência: Resultados Preliminares de um Mapeamento Sistemático. Elizabeth Suescún Monsalve, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite. Anais do - WTRANS17, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Na Engenharia de Software, nos últimos anos, tem-se observado um crescente interesse em conduzir estudos empíricos que ajudem a entender, sob certas condições, um domínio ou tema de pesquisa. O objetivo deste artigo é apresentar o protocolo seguido no intuito de desenvolver um Estudo de Mapeamento Sistemático para o tema de transparência para trabalhos publicados em Inglês. Além disso, já se apresentam os primeiros resultados da abordagem, que objetiva identificar as pesquisas e os trabalhos que permitem conhecer o que foi publicado sobre esse tema. Como limitações, encontramos que na primeira busca automática identificou-se a falta de estudos secundários no contexto da transparência. Para concluir, acredita-se que no contexto da transparência estudos de mapeamento podem economizar tempo e esforço dos pesquisadores, fornecer orientações, descrever lacunas e ajudar nos novos esforços de pesquisa.

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44 - Combate à corrupção através de relacionamentos interorganizacionais transparentes. Bruna Diirr, Claudia Cappelli. Anais do - WTRANS17, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Cada vez mais, as organizações precisam estabelecer parcerias para enfrentarem mudanças no ambiente em que atuam e permanecerem competitivas. O compartilhamento de recursos permite que essas organizações lidem melhor com a oportunidade identificada para colaboração. Tais associações também estão presentes no âmbito governamental. Porém, a gestão de relacionamentos interorganizacionais apresenta muitos desafios. Este artigo tem como objetivo explorar esse assunto, especialmente no que diz respeito à transparência pública. É apresentada uma abordagem que visa tornar as organizações parceiras mais integradas, preparadas para interoperar processos e informações e com habilidades para alcançar objetivos compartilhados mesmo com as diferenças existentes. Uma parceria para combate à corrupção ilustra a aplicação da abordagem.

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45 - Um Panorama sobre a Acessibilidade para Transparência em Sites de Institutos Federais do Centro-Oeste do Brasil. Camila L. Silva, Jo˜ao Augusto Felberg, João Cabano, Anderson C. Lima. Anais do - WTRANS17, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Este trabalho tem por objetivo verificar o grau de acessibilidade em websites dos Institutos Federais (IF’s) da região centro-oeste do Brasil. Os IF’s são instituicões públicas de excelência no ensino técnico e superior no país. A cada ano milhares de candidatos e alunos buscam informações e serviços nos websites dos IF’s. Este é um público vasto e que possivelmente também é composto por pessoas com algum grau de deficiência. Verificar se os websites de instituições de ensino são acessíveis é uma tarefa imprescindível, pois se for o caso, é possível sugerir a inserção de recomendações de acessibilidade, que são pré-requisitos para um acesso transparente e universal da informação.

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46 - Existe uma Demanda de Transparência? Análise de comentários à Projetos de Lei. Roxana Lisette Quintanilla Portugal, Priscila Engiel, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite. Anais do - WTRANS17, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Em 2014, Engiel et al. verificaram manualmente a demanda por transparência no site Votenaweb para os projetos de lei no ano de 2013. Em 2016, Engiel et al. usaram técnicas de mineração, cobrindo os projetos de lei até aquela data (5011) com o mesmo objetivo. Foram encontrados 131 projetos de leis classificados nos 10+ votados e 10+ transparentes. Dos 10+ transparentes, esse trabalho minerou os comentários existentes no site para verificar o que a população estava falando e se existia alguma tendência ou demanda. Como resultado, 6 projetos de lei foram identificados por possuir comentários que demandam transparência. Uma análise qualitativa é apresentada sobre esses comentários.

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47 - Um Estudo de Caso de Acesso à Opinião do Cidadão no Processo de Construção e Implementação de um Projeto de Cidades Inteligentes em Rio das Ostras. Flavia Bernardini, . Anais do - WTRANS17, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Atualmente, diversos projetos de Cidades Inteligentes são implementados nas cidades. No entanto, poucas cidades acessam explicitamente a opinião de sua população para verificar as ações a serem executadas. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de caso, realizado em Rio das Ostras/RJ, para acessar a opinião da população quanto a ações a serem realizadas no contexto do seu projeto de Cidades Inteligentes.

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48 - SistemaWeb de Avaliação da Produção Científica Brasileira (SWAP-BR). Felipe O. Simões, Jacques Duílio Brancher. Anais do - WTRANS17, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Devido a importância da análise de currículos para tomadas de decisões de instituições de ensino, agências de fomento e grupos pesquisa, cada vez mais, torna-se necessário maneiras de avaliá-los de forma rápida, transparente e justa. Devido a esta necessidade, foi desenvolvido o SWAP-BR. Que consiste em um sistema capaz de avaliar de maneira ampla e automatizada o Currículo Lattes de docentes e pesquisadores. Para isto ele utiliza a Pontuação Qualis (PQ) e o Rep-Index, como métricas de avaliação. Além disto o SWAP-BR pode ser ajustado para trabalhar com diversas áreas do conhecimento, levando em consideração as características de cada uma. Porém, embora ele esteja apto a receber as informações e parametrizações das diversas áreas, neste trabalho serão apresentados apenas os resultados obtidos para a área de Ciência da Computação. Com ele também ´e possível oferecer maior transparência em processos seletivos ou de avaliação de cunho meritocrático, que envolvam análise de currículos ou desempenho de pesquisadores.

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49 - Método TRADIN: transparência governamental com a cooperação da economia digital. Giovanni C. Biffi, Eunice P. Santos Nunes, Cristiano Maciel. Anais do - WTRANS17, pp . [pdf] [scholar]

Abstract: Os poderes públicos têm realizado movimentos em direção a transparência governamental. Contudo, a observância das leis e princípios de dados abertos, que levem em conta os interesses e necessidades do cidadão, está sendo deixada de lado quando se faz a publicação de informações governamentais. A cooperação da economia digital aponta o caminho para a eficiência da transparência governamental. Nesse cenário, este trabalho apresenta o método TRADIN (Método para Publicação Transparente, Dinâmica e Integrada de Informações), que propicia dados abertos de forma padronizada para a sociedade, possibilitando novas produções de serviços e/ou aplicativos integrados.

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