WTRANS17 - Workshop de Transparência em Sistemas 2017: São Paulo, Brasil


Claudia Cappelli - UNIRIO, Vanessa Nunes - UnB, Ilana de Almeida Concilio - Mackenzie (Ed.): Anais do WTRANS17 - Workshop de Transparência em Sistemas, São Paulo, Brasil, Julho 3, 2017.

voltar

@proceedings{WTRANSArtigos: WTRANS17,
  editor = {Claudia Cappelli - UNIRIO, Vanessa Nunes - UnB, Ilana de Almeida Concilio - Mackenzie},
  title = {Anais do WTRANS17 - Workshop de Transparência em Sistemas, São Paulo, Brasil, Julho 3, 2017},
  publisher = { },
  ISBN = {1},
  year = {2017}
}

Papers

Paper Citações Downloads 
Transparência de Software Centrada na Análise de Sites.
Luiz Paulo Carvalho, Claudia Cappelli, Flávia Maria Santoro. Anais do WTRANS17 - Workshop de Transparência em Sistemas, São Paulo, Brasil, Julho 3, 2017, pp
[pdf] - [scholar]

Abstract: Determinados sites possuem como função principal apresentar dados, processos e regras, atendendo às iniciativas públicas para conformidade da organização com a Lei de Acesso à Informação. Apesar disso, nem todos cumprem requisitos básicos de transparência, expondo muitas vezes os elementos requeridos sem as estruturas devidas de acesso, uso, qualidade, entendimento e auditabilidade. Este trabalho propõe uma avaliação de sites através de um questionário que permita avaliar se estes atendem às características da transparência através das operacionalizações definidas no Catálogo de Transparência de Software.
Citado por: 0 Downloads: ...
Análise de Plataforma de Participação Social: Participação do Cidadão e Organizações na Elaboração de Políticas Públicas.
Vladimir Fagundes, Jonice de Oliveira Sampaio. Anais do WTRANS17 - Workshop de Transparência em Sistemas, São Paulo, Brasil, Julho 3, 2017, pp
[pdf] - [scholar]

Abstract: A exigência por melhores serviços, transparência e participação na elaboração de políticas públicas, faz com que o Governo Brasileiro programe ações que aproximem o cidadão ao Estado. Uma das ações foi a construção do Participa.br, rede social que permite a interação do cidadão e políticas públicas. Porém, é imperativo conhecer as interações geradas por essa rede social. Neste contexto, este estudo elabora uma análise do Participa.br que viabiliza o reconhecimento dos elementos, relacionamentos e atores contidos na plataforma, com intuito de identificar organizações com alto grau de influências em políticas voltadas para Governo Eletrônico. As técnicas de análise de redes sociais permitiram identificar as relações entre consultas públicas e as sugestões que contribuíram para evolução das políticas.
Citado por: 0 Downloads: ...
Pesquisando sobre Transparência: Resultados Preliminares de um Mapeamento Sistemático.
Elizabeth Suescún Monsalve, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite. Anais do WTRANS17 - Workshop de Transparência em Sistemas, São Paulo, Brasil, Julho 3, 2017, pp
[pdf] - [scholar]

Abstract: Na Engenharia de Software, nos últimos anos, tem-se observado um crescente interesse em conduzir estudos empíricos que ajudem a entender, sob certas condições, um domínio ou tema de pesquisa. O objetivo deste artigo é apresentar o protocolo seguido no intuito de desenvolver um Estudo de Mapeamento Sistemático para o tema de transparência para trabalhos publicados em Inglês. Além disso, já se apresentam os primeiros resultados da abordagem, que objetiva identificar as pesquisas e os trabalhos que permitem conhecer o que foi publicado sobre esse tema. Como limitações, encontramos que na primeira busca automática identificou-se a falta de estudos secundários no contexto da transparência. Para concluir, acredita-se que no contexto da transparência estudos de mapeamento podem economizar tempo e esforço dos pesquisadores, fornecer orientações, descrever lacunas e ajudar nos novos esforços de pesquisa.
Citado por: 0 Downloads: ...
Combate à corrupção através de relacionamentos interorganizacionais transparentes.
Bruna Diirr, Claudia Cappelli. Anais do WTRANS17 - Workshop de Transparência em Sistemas, São Paulo, Brasil, Julho 3, 2017, pp
[pdf] - [scholar]

Abstract: Cada vez mais, as organizações precisam estabelecer parcerias para enfrentarem mudanças no ambiente em que atuam e permanecerem competitivas. O compartilhamento de recursos permite que essas organizações lidem melhor com a oportunidade identificada para colaboração. Tais associações também estão presentes no âmbito governamental. Porém, a gestão de relacionamentos interorganizacionais apresenta muitos desafios. Este artigo tem como objetivo explorar esse assunto, especialmente no que diz respeito à transparência pública. É apresentada uma abordagem que visa tornar as organizações parceiras mais integradas, preparadas para interoperar processos e informações e com habilidades para alcançar objetivos compartilhados mesmo com as diferenças existentes. Uma parceria para combate à corrupção ilustra a aplicação da abordagem.
Citado por: 0 Downloads: ...
Um Panorama sobre a Acessibilidade para Transparência em Sites de Institutos Federais do Centro-Oeste do Brasil.
Camila L. Silva, Jo˜ao Augusto Felberg, João Cabano, Anderson C. Lima. Anais do WTRANS17 - Workshop de Transparência em Sistemas, São Paulo, Brasil, Julho 3, 2017, pp
[pdf] - [scholar]

Abstract: Este trabalho tem por objetivo verificar o grau de acessibilidade em websites dos Institutos Federais (IF’s) da região centro-oeste do Brasil. Os IF’s são instituicões públicas de excelência no ensino técnico e superior no país. A cada ano milhares de candidatos e alunos buscam informações e serviços nos websites dos IF’s. Este é um público vasto e que possivelmente também é composto por pessoas com algum grau de deficiência. Verificar se os websites de instituições de ensino são acessíveis é uma tarefa imprescindível, pois se for o caso, é possível sugerir a inserção de recomendações de acessibilidade, que são pré-requisitos para um acesso transparente e universal da informação.
Citado por: 0 Downloads: ...
Existe uma Demanda de Transparência? Análise de comentários à Projetos de Lei.
Roxana Lisette Quintanilla Portugal, Priscila Engiel, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite. Anais do WTRANS17 - Workshop de Transparência em Sistemas, São Paulo, Brasil, Julho 3, 2017, pp
[pdf] - [scholar]

Abstract: Em 2014, Engiel et al. verificaram manualmente a demanda por transparência no site Votenaweb para os projetos de lei no ano de 2013. Em 2016, Engiel et al. usaram técnicas de mineração, cobrindo os projetos de lei até aquela data (5011) com o mesmo objetivo. Foram encontrados 131 projetos de leis classificados nos 10+ votados e 10+ transparentes. Dos 10+ transparentes, esse trabalho minerou os comentários existentes no site para verificar o que a população estava falando e se existia alguma tendência ou demanda. Como resultado, 6 projetos de lei foram identificados por possuir comentários que demandam transparência. Uma análise qualitativa é apresentada sobre esses comentários.
Citado por: 0 Downloads: ...
Um Estudo de Caso de Acesso à Opinião do Cidadão no Processo de Construção e Implementação de um Projeto de Cidades Inteligentes em Rio das Ostras.
Flavia Bernardini, . Anais do WTRANS17 - Workshop de Transparência em Sistemas, São Paulo, Brasil, Julho 3, 2017, pp
[pdf] - [scholar]

Abstract: Atualmente, diversos projetos de Cidades Inteligentes são implementados nas cidades. No entanto, poucas cidades acessam explicitamente a opinião de sua população para verificar as ações a serem executadas. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de caso, realizado em Rio das Ostras/RJ, para acessar a opinião da população quanto a ações a serem realizadas no contexto do seu projeto de Cidades Inteligentes.
Citado por: 0 Downloads: ...
SistemaWeb de Avaliação da Produção Científica Brasileira (SWAP-BR).
Felipe O. Simões, Jacques Duílio Brancher. Anais do WTRANS17 - Workshop de Transparência em Sistemas, São Paulo, Brasil, Julho 3, 2017, pp
[pdf] - [scholar]

Abstract: Devido a importância da análise de currículos para tomadas de decisões de instituições de ensino, agências de fomento e grupos pesquisa, cada vez mais, torna-se necessário maneiras de avaliá-los de forma rápida, transparente e justa. Devido a esta necessidade, foi desenvolvido o SWAP-BR. Que consiste em um sistema capaz de avaliar de maneira ampla e automatizada o Currículo Lattes de docentes e pesquisadores. Para isto ele utiliza a Pontuação Qualis (PQ) e o Rep-Index, como métricas de avaliação. Além disto o SWAP-BR pode ser ajustado para trabalhar com diversas áreas do conhecimento, levando em consideração as características de cada uma. Porém, embora ele esteja apto a receber as informações e parametrizações das diversas áreas, neste trabalho serão apresentados apenas os resultados obtidos para a área de Ciência da Computação. Com ele também ´e possível oferecer maior transparência em processos seletivos ou de avaliação de cunho meritocrático, que envolvam análise de currículos ou desempenho de pesquisadores.
Citado por: 0 Downloads: ...
Método TRADIN: transparência governamental com a cooperação da economia digital.
Giovanni C. Biffi, Eunice P. Santos Nunes, Cristiano Maciel. Anais do WTRANS17 - Workshop de Transparência em Sistemas, São Paulo, Brasil, Julho 3, 2017, pp
[pdf] - [scholar]

Abstract: Os poderes públicos têm realizado movimentos em direção a transparência governamental. Contudo, a observância das leis e princípios de dados abertos, que levem em conta os interesses e necessidades do cidadão, está sendo deixada de lado quando se faz a publicação de informações governamentais. A cooperação da economia digital aponta o caminho para a eficiência da transparência governamental. Nesse cenário, este trabalho apresenta o método TRADIN (Método para Publicação Transparente, Dinâmica e Integrada de Informações), que propicia dados abertos de forma padronizada para a sociedade, possibilitando novas produções de serviços e/ou aplicativos integrados.
Citado por: 0 Downloads: ...
  voltar